quinta-feira, 4 de abril de 2013

NOTÍCIAS AMBIENTAIS

Secretário da ONU pede urgência na criação de metas globais para o clima


Ban Ki-moon declarou que será tarde demais se nada for feito até 2015, apresentando esta data como o limite temporal máximo para ser realizado um acordo global que reduza a emissão de gases-estufa.

O Secretário da ONU declarou, na passada quarta-feira, no Mónaco, que será "tarde demais" para salvar o meio ambiente, se não forem adotadas medidas vinculantes até 2015 para o clima. "As palavras não foram seguidas por ações. Logo será tarde demais. Nossos padrões de consumo são incompatíveis com a saúde do planeta", indicou Ban Ki-moon. "Devemos agir agora, se quisermos que em 2050 o planeta continue a ser habitável para os seus nove bilhões de pessoas", argumentou, sublinhando a necessidade e a urgência da criação de um novo tratado (ou protocolo) previsto para ser assinado em 2015 e entrar em vigor a partir de 2020, quando o Protocolo de Kyoto perder a sua validade.

Assim, este acordo deverá vincular todos os países ao cumprimento de determinadas metas destinadas a alcançar a redução dos gases que provocam o efeito estufa. Dos noventa objetivos adotados pela comunidade internacional relacionados a questões ambientais nos últimos 20 anos, apenas quatro registaram progressos significativos, lamentou o secretário das Nações Unidas. "Temos que acelerar nossa dinâmica. Precisamos desenvolver o que estamos a testar em tubos de ensaio há 40 anos. Para isso, devemos adotar medidas de incentivos eficazes, e principalmente cobrar um preço pelas emissões de carbono", declarou."Também devemos adotar, até 2015, um instrumento universal e jurídico vinculante relativo ao clima, de modo que todos os países adotem medidas adicionais para reduzir os efeitos da mudança climática", reforçou o secretário-geral das Nações Unidas.



Fonte: http://g1.globo.com/natureza/


Francisca Correia Valente
N.: 19609

Sem comentários:

Enviar um comentário